SOBRE O ZILDA
Nossa história
O Cursinho Popular Zilda Arns, que chamamos carinhosamente de “o Zilda” é um curso pré-vestibular gratuito e noturno organizado por estudantes da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
O Zilda começou a ser idealizado nos anos de 2016 e 2017 com o intuito de ajudar a transformar a realidade da escassa presença de estudantes de baixa renda nos cursos de graduação da UNICAMP. Nosso objetivo é de contribuir para a democratização do ensino superior no Brasil.
A ideia, então, entrou em prática em 2018, quando o cursinho foi criado e nomeado em homenagem à Zilda Arns, ilustre médica pediatra e sanitarista brasileira. Como lema, adotamos sua inspiradora frase “É preciso educar para a esperança”.
Apesar de sermos um cursinho novo, com poucos anos de existência, contamos com uma boa organização e uma equipe muito ampla, de mais de 200 voluntários de diversos cursos da UNICAMP, como Engenharia, Letras, Matemática, História, Química, Física, Ciências Sociais e Economia, que formam a Equipe do Zilda.
Contamos ainda com a ajuda do Sistema de Ensino Poliedro, que nos permite oferecer de maneira gratuita material e simulados de qualidade a nossos estudantes.
Com tanta ajuda, temos tido cada vez mais alunos aprovados nos mais diversos cursos e universidades. Mas, mais do que auxiliar em aprovações, o apoio dos voluntários e de parceiros é essencial para que consigamos oferecer um ensino de qualidade, amparo emocional e auxílio individualizados para ajudar nossos estudantes a alcançar o sonho de ingressar em uma universidade!
Membro Fundadores
Allana Ísis Osik
Aline Barbosa de Almeida
Caroline Duarte
Julia Logiodice
Francisco Carlos
Por que Zilda Arns?
Zilda Arns Neumann (1934-2010) foi médica pediatra e sanitarista, fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa. Além disso, foi indicada três vezes ao Prêmio Nobel da Paz.
Em 1983 fundou a Pastoral da Criança, projeto que foi fundamental para reduzir a mortalidade infantil e de idosos, servindo de modelo para diversos países do mundo.
Por conta dos seus trabalhos e impacto social, foi indicada três vezes ao Nobel da Paz
Sua vida foi dedicada à solidariedade. Devido à sua história e aos seus ideais tão inspiradores, acreditamos ser uma honra nomear nosso cursinho em sua homenagem.
5 anos de muitas histórias!